Consultas de Nutrição Online

 

Testemunhos

Todos os testemunhos foram pedidos a cada paciente e autorizados a serem publicados. De todas tive a autorização para colocar a identificação, mas foi minha decisão colocar apenas o primeiro nome.

ANTÓNIO – PORTUGAL (Rio de Mouro)
Idade: 50 anos
Fase do programa: continuamos no desafio
Peso inicial: 103kg
Peso actual: 93,8kg

Não tenho testemunhos nem conselhos para dar… Quem sou eu para o fazer…

Começo por dizer que não acredito em dietas… Zero!

Em segundo lugar, ADORO comer!!! Uma boa mesa, uma boa companhia, uma boa refeição, uma bela vista… e está montado o melhor dos cenários…

Quando nas férias deste verão de 2018 olhei para a balança e vi três dígitos (103kgs) fiquei de olho arregalado e não queria acreditar. Saí da balança. Mudei as pilhas à balança – só podia ser erro da máquina comprada no chinês! Voltei a colocar-me em cima e com as pilhas novas, o peso tinha subido para 103,100Kgs… Teoria comprovada: balança estava estragada. Como o assunto estava a incomodar, parei numa farmácia e pesei-me: 103,250Kgs… Olhei para a etiqueta da balança: Made in China — Tudo explicado: defeito de fabrico!!!!

Bom, o pior é que ia sempre aumentando…

Nesta altura, ouvi falar de uma tal Ana Banza… Admito que a primeira reação foi brincar com o apelido 😉 Mas, sendo consultas on-line se calhar valeria a pena tentar…

Um dia decidi-me e enviei e-mail… e lembro de ter dito algo parecido com “não acredito em dietas” e “adoro comer”… Óbvio! Nada melhor do que pôr as pessoas no sítio!!!

Recebi a Ficha Médica para preenchimento. Respondi. E uns dias depois, recebi um Plano Alimentar… Ahhh!!!! Não era dieta!!! Ok, gostei do nome!!! Era um plano alimentar… Eu não estaria a fazer dieta, mas uma reeducação alimentar… Hummm, fantástico!!!

À medida que ia lendo, percebi que não iria ser assim tão difícil (tretas!) e, de certeza que com tanta comida e a comer tantas vezes, iria certamente engordar… Lembro de ter pensado que para comer tanto não precisava de pagar, mais valia ir direto a um restaurante e pedir o almoço, sem poupar na bela da sobremesa!

Bom, cheio de desconfiança, lá avancei para isto.

Desconfiem de quem disser que é fácil. Vai exigir alguma força de vontade. Mas, desconfiem também de quem disser que é muito difícil.

Continuo a abusar de vez em quando. Se vou almoçar com colegas/amigos, tenho alguns cuidados, mas não me poupo.

Retomei o exercício físico regular – e descobri que é agradável e sabe bem. Se não for por outra coisa, vou ao ginásio tomar banho J

No meio de tudo isto, ainda me divirto com as mensagens automáticas que recebo a dizer que foi raptada pelos filhos, etc, etc… Na verdade, criou-se uma amizade gira com a “tal” Banza J que irá receber de recordação a t-shirt que eu vestia quando iniciei esta aventura…

Se não me engano, estou no 4º mês deste percurso. Continuo a não acreditar em dietas nem em nutricionistas… Mas… ainda não disse uma coisa: acabei de me pesar: 93,4Kgs… e onze cms a menos de perímetro abdominal…

Pois é… Vou continuar a “Banzar”.

PS – esqueci de dizer que detesto as bolachas de esferovite… ahahahah

PAULA  – PORTUGAL (Alcabideche)

Idade:49
Fase do programa: continuamos no desafio! 😉
Peso inicial: 94,7kg
Peso actual: 76,8kg

“A minha guerra com o excesso de peso começou cedo.  Consegui emagrecer muitas vezes… e consegui engordar outras tantas.

Perdi a conta às tentativas, com e sem acompanhamento profissional.

Há precisamente um ano, surgiu na minha vida a Ana Banza.  Confesso que fiquei curiosa com o conceito das consultas de nutrição online. Que benefício trariam relativamente às consultas presenciais que eu tão bem conhecia?  Depressa descobri as diferenças.

A balança acusavam, na altura, uns nada simpáticos 95 kg. Obviamente precisava de uma ajuda diferente… atirei-me de cabeça e foi isso mesmo que encontrei. Uma aprendizagem descontraída, sem qualquer tipo de pressão ou culpa, um novo estilo de vida.

Um ano passou e, com ele, foram embora 17 kg, com alguns atropelos é certo, porque ninguém diga que isto é um processo linear.  Existem inúmeras situações que nos influenciam. Porém aprendi a contornar os atropelos e seguir em frente.

Ainda existe estrada para percorrer e, a dada altura, haverá certamente um caminho para manter, mas sei que do outro lado do meu teclado, existe alguém sempre presente e pronta a ajudar.

Obrigada Ana!”

TIBÉRIA – IRLANDA

Idade:47
Fase do programa: continuamos no desafio! 😉
Peso inicial: 71,2kg
Peso actual: 68,8kg

“Inicialmente conheci a NutriBanza pelo facebook e gostava muito da forma e da abordagem como o seguimento era dado. Fiquei super contente quando soube que a NutriBanza disponibilizava consultas online! Nem hesitei! Estava numa fase da minha vida em que sentia que me fazia falta um acompanhamento e precisava de dicas e aconselhamento especializado. Simplesmente as minhas expectativas foram ultrapassadas! Gosto muito dos planos que são ajustáveis a cada pessoa, a atenção dada a pequenos detalhes do nosso dia a dia, assim como o nosso metabolismo, estes não passam despercebidos, o que nos faz manter o foco . A NutriBanza além de manter o foco, dá-nos a motivação necessária e está sempre à distância de uma mensagem, um email que sem dúvida é algo muito precioso para quem se quer aventurar numa mudança de hábitos alimentares!  Um bem-haja NutriBanza e um obrigado especial por me acompanhar!”

VERA  – FRANÇA

Idade: 35 anos
Fase do programa: continuamos no desafio! 😉
Peso inicial: 73,0kg
Peso actual: 66,5kg

“Quando decidi seguir e ser ajudada por uma nutricionista, tinha acabado de ouvir falar da Ana Banza, nutricionista online. De início hesitei. Mas seguir com ela foi a melhor decisão que tomei. Desde o primeiro mail de pedido de ajuda, ela foi excelente. Aquela sensação de «medico/paciente » deixou de entoar na minha cabeça. Super agradável, presente e comunicação ao TOP. Uma vez que vivo em França, pensei que seria complicado este tipo de consulta, mas muito pelo contrario. Estamos a um espaço d’um simples « enviar mail ». Atingi metade do meu objectivo ( perder 10 kilos) em apenas 2 meses. Tornei-me fã, dado que já tinha tentado varias vezes a perda de peso e sem sucesso. 

Recomendo, vivamente! 

Obrigada Ana. Não ganhamos apenas uma nutricionista mas também uma amiga!”

JULIANA – INGLATERRA

Idade:  28 anos
Fase do programa: continuamos no desafio! 😉
Peso inicial: 93,3kg
Peso actual: 79,9kg

“Sempre tive excesso de peso, tentei várias vezes fazer dieta e foi sempre estilo yo-yo, lá perdia uns quilos e depois lá vinham eles outra vez. Depois de ter tido o meu primeiro filho estava ainda mais acima do peso que deveria e isso afetou-me fisicamente e psicologicamente. Foi quando encontrei o grupo #Tamojuntos e a minha querida Ana Banza. Gostei imenso do plano e da ideia de reeducação alimentar em vez de fazer dieta. Percebi que cortar coisas drasticamente poderia funcionar a curto prazo mas para realmente perder peso de forma saudável e sustentável precisava de mudar os hábitos alimentares. A parte favorita é poder comer de tudo – com peso e medida, é claro (até chocolate!!!).

Pensei que consultas online não fossem funcionar, afinal é fácil escondermo-nos atrás do computador, mas imediatamente senti uma ligação com a Banza e sabia que podia ser sincera sem me sentir julgada de qualquer maneira. Também foi bom saber que ela está à distância de uma mensagem  Quando tomei a decisão de começar também prometi que desta vez tinha mesmo de ser, quero ser saudável e ensinar o meu filho bons hábitos alimentares. Sinto-me feliz de dizer que de Março até agora já perdi 14,3kg e estou cada vez mais perto do meu objetivo .. e tenho muito a agradecer à Ana Banza

ANA PAULA  – PORTUGAL (Lisboa)

Idade:  50 anos
Fase do programa: continuamos no desafio! 😉
Peso inicial: 82,4kg
Peso actual: 78,2kg

“Para mim as consultas com a Ana, vão muito para além da consulta Nutri/ Paciente pois existe uma compreensão e ajuda muito grande da parte da Ana para com os pacientes. Acho mesmo que posso chamar amor, pois a forma como nos compreende, como nos guia, como nos acompanha….nos sabemos que ela está sempre alí.

Adapta toda a alimentação aos nossos gostos e necessidades, dá dicas e até receitas… se estivermos focados e dispostos a “fazer” por nos, a perda de peso acontece de forma natural e constante.

Para mim o trabalho da Ana é feito para ser para sempre…é para vida toda alimentarmo-nos com amor…no sentido de nos nutrimos e não de nos “entulharmos”.

Eu percebi claramente que o que estava a comer eram os meus sentimentos que de alguma forma não conseguia transmutar.

Agora tenho grandes conversas comigo própria.

O fato de serem consultas online para mim também é muito, muito prático.

Estou à distância de um cick, sem transito, sem ter que faltar ao emprego etc… e consigo sempre falar de todos os desafios e coisas boas nos emails.”

ANA  – PORTUGAL (Odivelas)

Idade:   38 anos
Fase do programa: MANUTENÇÃO J
Peso inicial: 58,0kg
Peso actual: 54,8kg

“O meu objetivo a dada altura era perder peso, mas sobretudo reaprender a comer de uma forma saudável e equilibrada, já tinha feito algumas tentativas até porque não sou uma completa leiga no assunto, mas nada com resultados duradouros. Com a Ana Banza como carinhosamente chamo da “minha nutri” consegui conciliar o melhor dos dois mundos o acompanhamento de uma nutricionista muito competente e dedicada com a facilidade de acessibilidade (evitando assim os constrangimentos de agenda e horário que tanto me perturbam). Hoje já em fase de manutenção mantenho-me a perder peso (faltavam-me só umas gramas para o meu objetivo) e sim mantenho a alimentação equilibrada que tanto ambicionava… agradeço tanto, mas tanto à minha nutri por este processo ter sido tão tranquilo, sem cobranças tornando-se tão natural que o meu corpo facilmente compreendeu. Recebo elogios todos os dias (e que bem me sabe) e perguntam-me qual é o meu segredo… como não sou invejosa! revelei… devo-o à minha nutri Ana Banza.”

DIANA – PORTUGAL (Loures)

Idade:   26 anos
Fase do programa: EM MANUTENÇÃO J
Peso inicial: 65,0kg
Peso actual: 56,8kg

“Tive conhecimento da Ana através de uma prima que sabia que eu queria perder peso pois tinha o meu casamento aí à porta. Já tinha feito dieta várias vezes, perdia 3/4 kgs mas voltava a recuperá-los e nem sequer chegava ao meu objetivo: 8 kgs.

quando conheci a Ana faltavam 3 meses para o meu casamento e achei que era mais uma dieta mas decidi experimentar.

A Ana explicou-me como iria decorrer a reeducação alimentar (sim, porque para a Ana não existe dieta ) e esclareceu-me todas as dúvidas. Achei que ia morrer logo na primeira fase mas a Ana descansou-me e referiu que a reeducação alimentar iria ser feita consoante o que o meu corpo fosse capaz de se adaptar. Fiquei mais descansada e a realidade é que resultou e nunca passei fome  mas também existiram semanas menos boas em que o meu corpo decidiu não perder nem uma graminha. Mesmo assim a Ana foi um incentivo enorme e “andava sempre por perto” pois era muito fácil contactá-la. Também o facto de não ter de ir a nenhum consultório me ajudou bastante pois eu nem sempre tinha disponibilidade para isso.

Foi uma mudança significativa que me fez sentir muito bem e cheguei ao dia do meu casamento com menos 9 kgs.

Foi ainda melhor do que eu pensei.

Embora já esteja em fase de manutenção sem duvida que a Ana é alguém que me acompanhará até ao resto da minha vida.”

 

SÍLVIA – QATAR

Idade:   43 anos
Fase do programa: EM MANUTENÇÃO J
Peso inicial: 62,4kg
Peso actual: 55,5kg

“Encontrei a Ana através de um grupo muito querido, o Tamojuntes!, fundado pela não menos querida, Rita. Este grupo tornou-se um ponto de encontro onde os membros partilhavam as suas experiências com dietas e dilemas de peso. E de facto, vive-se uma energia muito positiva. E assim conheci a Ana, na altura a nutricionista da Rita. Para mim a possibilidade de fazer um acompanhamento à distância, estando eu fora do país, foi determinante. Eu queria uma pessoa que falasse a mesma língua que eu e que conhecesse os mesmo pratos que eu. Tínhamos que falar a mesma língua gastronómica. E assim começou a aventura. Comecei com 65kgs. Não gostava de tirar fotos porque me achava imensa. Na verdade, foram umas fotos nas Seychelles que me fizeram tomar a decisão de mudança. Segui o plano da Ana com alguns deslizes pelo meio, mas os resultados não tardaram a chegar e hoje, já em manutenção há uns meses, estou nos meus 55 kgs! Com a ajuda da Ana recuperei a minha auto-estima e o respeito de estar a fazer algo por mim. 

Estou muito contente por ter tomado a iniciativa e muito grata por a Ana me ter ajudado nesta caminhada, porque este compromisso foi comigo, mas também com ela.Toda esta experiência veio confirmar o que eu já sabia, mas evitava aceitar. A solução parte sempre da nossa cabeça. Sempre. O apoio e orientação da Ana foram fundamentais, mas a minha determinação fez toda a diferença. Digo isto sem falsas modéstias e com orgulho. O meu marido já há algum tempo que me queria levar para o ‘bom caminho’ porque ele era muito mais cuidadoso com a alimentação, e mesmo com o peso, do que eu. Nunca liguei muito ao que ele dizia. Mas um dia caiu-me a ficha e decidi-me, não por ele, mas por mim. Sempre por mim. Hoje em dia, ele está muito orgulhoso e as minhas filhas também. Acho que toda a família beneficiou.

Durante este processo percebi que a comida nunca foi conforto para mim. O meu problema com a comida foi essencialmente preguiça e comodismo na rotina da vida, da maternidade, do trabalho, do dia a dia. É isso que tenho que evitar. E nesse sentido vou continuar determinada!

A ti Ana, agradeço a disponibilidade de sempre. O teu apoio foi tudo.”

PAULA – PORTUGAL (Belas)

Idade:    49 anos
Fase do programa: EM MANUTENÇÃO J
Peso inicial: 83,5kg
Peso actual: 68,2kg

Sou mais uma que embarcou nesta aventura de tentar perder peso num conceito totalmente diferente! 

Devo dizer que comecei apenas porque o valor a perder não era significativo e acabei ganhando imenso. 

Nunca tinha ouvido falar de consultas online mas até isso me seduziu pois era,  para mim, inovador e só o facto de não ter que me apresentar pessoalmente num consultório,  ser avaliada por uma nutricionista fez-me decidir a enviar um e-mail a pedir ajuda pois sou uma das que já tinha tentado de tudo e nada parecia resultar!!! 

Tinha 83,5 kg  e depois de enviar a minha primeira ficha médica recebo um plano alimentar que,  assim que o li achei que em vez de perder peso iria era ganhar muito mais,  mas mesmo assim,  cheia de dúvidas resolvi confiar e seguir o plano que,  para mim, sempre foi muito fácil de seguir e o único até ao momento que não me obrigava a completar com medicamentos ou exercício físico obrigatório! 

E surpresa das surpresas no final do primeiro mês o resultado era superior ao esperado!!  A partir daí passei a confiar a 100% em cada novo plano e a verdade é que entre fevereiro e setembro perdi tudo o que eu queria perder sem nunca ter sentido fome e aprendendo a comer de forma mais equilibrada e saudável!! 

 Muito obrigada Ana pela diferença que fez e faz na minha vida, no meu bem estar físico e psicológico. 

Um grande beijinho

I’ll never be perfect
but I’ll always be UNIQUE! “

ANA RITA – PORTUGAL (Faro)

Idade:    42 anos
Fase do programa: continuamos no desafio! 😉
Peso inicial: 77,1g
Peso actual: 70,3kg (mas já tinha chegado aos 67,9kg)

“Com 42 anos, foi a primeira vez que recorri aos serviços de uma nutricionista. Pertenço ao (vasto) universo de mulheres que se vão debatendo com as oscilações de peso ao longo da vida. E porque sou teimosa, fui gerindo os meus “dilemas” sozinha. Até que os anos passaram e foi sendo cada mais difícil perder o peso desejado – pelo contrário, o peso foi-se instalando devagar, ano após ano, até que um dia percebi que precisava de outra solução. Ao juntar-me a um grupo (facebook) fantástico de mulheres com as mesmas preocupações, percebi que a Ana era uma espécie de fada madrinha, muito adorada por alguns dos seus membros, e fiquei curiosa. Enviei-lhe um e-mail, trocámos algumas informações e decidi avançar com esta nova etapa. Nos primeiros 5 meses, perdi cerca de 13Kg, sem grande esforço, bastou-me seguir as suas indicações. Por motivos vários, desviei-me dos meus objectivos, estagnei e 5 meses depois desta primeira etapa de perda de peso tomei coragem para me pesar – tinha mais 2,6Kg. Apesar deste aumento fiquei surpreendida, pois pensei que tivesse ganho mais peso e hoje percebo que esta situação se deve a uma parte dos novos hábitos que fui mantendo. Perdi a vergonha e voltei a contactar a Ana. Estou novamente na luta e já retomei a perda de peso! Para mim, isto foi possível graças à excelente qualidade relacional da Ana Banza, que vai para além de uma simples prestação de serviços. Voltei e irei voltar as vezes que forem necessárias até atingir os meus objectivos de vida saudável. Recomendo!”

MARTA – PORTUGAL (Odivelas)

Idade: 30 anos
Fase do programa: em manutenção
Peso inicial: 75,1kg
Peso actual: 63kg

“Quando iniciamos a luta de perder peso, por vezes é difícil fazê-lo sozinhos. Desde perceber qual o melhor tipo de alimentação, os alimentos correctos, que tipo de refeições devemos fazer, se podemos ou não saltar refeições. Temos sempre quem dê palpites sobre isto ou aquilo, mas nada melhor que fazê-lo com um profissional. Mas até isso é difícil de encontrar ou procurar! E o factor tempo, para mim, era o principal motivo de adiar este acompanhamento. Ou porque tenho de faltar ao trabalho para ir à consulta ou naquele dia não posso porque vou perder aquele final de tarde num consultório, ou porque é longe… desculpas e mais desculpas.

Até ao dia em que ouvi falar da Nutribanza, consultas on-line. O quê? Nutricionista e paciente a comunicar por e-mail? Então e as medidas, a balança…sim a balança?

No conforto do meu lar, via e-mail, entrei em contacto com a Nutribanza.  Com a minha balança ao lado, fiz a primeira consulta. Não ficou nada por fazer ou por dizer. A Ana esclareceu todas as minhas dúvidas e personalizou um plano de acordo com os meus gostos e horários de refeições. As consultas realizaram-se mensalmente e o peso lá ia baixando. Com este plano comecei a tomar o pequeno-almoço (o qual não prescindo da minha alimentação) e cheguei ao peso que pretendia.

Sim, as consultas on-line resultam. A Ana responde a todas as dúvidas a qualquer altura, mesmo que não seja em consulta. Preocupa-se com cada paciente que acompanha. Já terminei as minhas consultas à uns meses e o meu peso mantém-se.

Se alguém vos disser que as consultas por e-mail não resultam, isso é um mito!!”