Consultas de Nutrição Online

Carta de uma nutricionista ao mundo…

Nutribanza / Desafios  / Carta de uma nutricionista ao mundo…

Carta de uma nutricionista ao mundo…

Há quem pense que esta altura do ano, em que o sol mais quente e tão desejado aparece, é sem dúvida a melhor altura para um nutricionista a nível profissional…e até poderia ser sim, mas sabem que mais? É terrível!! Já estava á espera, estava mentalmente e psicologicamente preparada para tal como o faço todos os anos desde que me formei em nutrição (já lá vão 14 anos!!), mas não consigo evitar a raiva e o desânimo que sinto todos os anos, quando começo a ouvir as publicidades com soluções milagrosas para o verão!!!  A sério que ainda há quem acredite que todos os erros alimentares cometidos ao longo do ano, ou diria até anos, se resolvem em 3 / 4 meses…para não dizer menos, já que a publicidade passada deixa uma pessoa pensar mesmo, que é bem provável que com a toma do primeiro comprimido, ou a ingestão daquela pequena quantidade em água faz com que se note diferença logo…a sério???

 

Comprimidos, bebidas e coisas do género para emagrecer são a melhor mentira inventada e pior, não tem quem lhes faça frente, quem lhes meta um travão a nível de controlo e prevenção da saúde…nem a Ordem dos nutricionistas os trava…porque em letras pequenas, ou naquela bula gigante que ninguém lê, está lá escrito que não se responsabilizam com nada e inclusive alertam para que pessoas com certas patologias não o podem /devem tomar…mas, lá está, ninguém lê…ou lê depois e raramente conta essa parte!

Sei que sou apenas uma nutricionista pouco conhecida, e se formos a ver muitos desses produtos que falo até são aconselhados por colegas meus…em farmácias etc…lugares seguros no final…ou pelo menos deveriam ser, o que leva muita gente ao engano!  Não posso, nem desejo mudar a mentalidade das pessoas, mas ao menos passo a palavra a quem me conhece, a quem me segue e a quem é seguido por mim:

 

NÃO EXISTEM COMPRIMIDOS MILAGROSOS para emagrecer!!

 

Não acreditam? Vamos fazer um exercício: fechem os olhos e façam uma viagem no tempo, até ao ano passado mais ou menos por esta altura. Havia certamente uma grande noticia em volta de um comprimido testado e aperfeiçoado para emagrecer, que agora é que era, que era a grande descoberta dos estudos mais recentes…mas para quem não gosta de comprimidos, pense na dieta da moda do não passado. Abram os olhos e vejam a publicidade de hoje, “nova descoberta! Medicação aperfeiçoada, fruto de vários estudos, etc ,etc….imbatível e com estudos comprovados (tanta mentira escondida/ disfarçada que existe por detrás desta frase quando é dita…)….então mas a do ano passado não era a perfeita?…;) A dieta da moda este ano ainda está silenciosa, mas já anda por aí…estejam atentos, para não caírem na esparrela!!!

Se chegaram até esta parte do texto, já fico muito feliz e agradeço de verdade, e em forma de conclusão / alerta, termino com um pensamento que tenho sempre presente na minha vida profissional: porque é que o ser humano acredita mais facilmente num simples comprimido milagroso, tal como uma maçã envenenada da história da Branca de Neve, gasta tanto dinheiro sem se dar realmente conta, porque tem a consulta de nutrição oferecida até, ou a preço simbólico…e quando digo qual o valor das minhas consultas de nutrição, dos vários programas, que não têm suplementos e só têm sim alimentos verdadeiros perfeitamente comuns em qualquer supermercado, acham caro! Às vezes já dou por mim a pensar que é por acharem que estou a enganar, a ser uma vendedora de maçãs envenenadas e depois vou acabar por acrescentar algo mais….se for esse o caso, aviso já que não acrescento nada mais e aliás, o preço que pagarem da 1ª consulta será congelado para sempre! Não tem qualquer alteração no seu valor e tenho pacientes “mais antigos” que o podem comprovar! 😉

 

Não vamos complicar…a Nutrição é algo simples e verdadeiro sem confusões, nem complicações, somos nós em busca de resultados milagrosos que a complicamos!! Ser saudável, nunca será estar todo o dia sentado, a comer o que nos aparecer à frente, sem horários, nem regras! Um comprimido, ou os que sejam, nunca vão compensar / substituir a falta de cuidado e respeito que não tivemos com a nossa saúde! 😉 Dá trabalho, sim até pode dar, pois mudar hábitos ao inicio custa, até os mais simples que sejam, mas nada vale tanto a pena! 😉

 

Vale a pena pensar nisto! 😉 Os bons resultados dão trabalho, dão luta, mas no fim são esses que duram e que valem realmente a pena! E mais…é mil vezes mais barato gastar dinheiro em alimentos verdadeiros (e nem estou a falar só de biológicos) e consultas de nutrição de verdade (não controlo de peso e alguém que simplesmente nos diga: tem de perder peso, tome isto!), do que depois em medicamentos e consultas hospitalares para tentar minimizar, ou curar os estragos provocados na nossa saúde…e isto falando nos que se podem curar!

 

Não escrevi este texto para fazer publicidade ao meu trabalho como nutricionista, mas sim para alertar as pessoas a procurarem um NUTRICIONISTA de verdade, tenho vários amigos e colegas espalhados por Portugal, que não me importo nada de dar os contactos!!

 

Aproveito o balanço também e faço um pedido a Bloggers, Instagramers, Influencers etc, para convidarem nutricionistas a participarem nas vossas publicações e partilhas! 😉 Há lugar para todos e se todos estivermos no local certo, todos têm a ganhar…5 anos de nutrição, não se resumem em livros de receitas…aliás, eu posso ser o melhor exemplo / prova disso: não “adoro nada” estar na cozinha a inventar, lol, procuro receitas como todas mãe e pais que precisam de cozinhar! 😉 Ser nutricionista, não é o mesmo que gostar de cozinhar!! 😉

Vamos descomplicar a nutrição? 😉 Lanço o desafio para este ano! 😉

Nutrição sem complicação e feita por nutricionistas verdadeiros e não especialistas em nutrição! 😉

Partilhar

Comentários:

  • Sara Rebelo
    27 Março, 2019 at 0:50

    Realmente as pessoas gostam de tudo o que é fast… Se não vejamos o tipo de e alimentação mais comum, fast food, abrir e comer… Por isso os comprimidos milagrosos é mais um exemplo. Acredito que e ainda que lentamente caminhamos para uma maior consciência do que é uma verdadeira alimentação!

Submeta um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.